Plano de Actividades para 2015

29-12-2014 11:00

 

PLANO GERAL DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2015

 

A caminho dos 45 anos ao serviço da Cultura

 

Pessoa Coletiva de Utilidade Pública

Medalha de Prata de Mérito Municipal

 

Grupos:    Rancho Folclórico (Adulto, Infantil e Escolas)

                   Grupo de Concertinas

                   Grupo de Realejos

                   Grupo Mensagem de Teatro

                   Grupo de Violas “Lagartos & Companhia”

                   Núcleo Amador de Danças de Salão

       CantarGil (Grupo de Musica Popular)

       Outsiders(Dança  Moderna, ainda a tentar a consolidação….)

                  

Inscrito em:

Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto

INATEL

Federação do Folclore Português

Associação de Folcloristas do Alto Alentejo

 

Elementos/Sócios (150),todos exercendo conforme Regulamento Interno e Estatutos, uma atividade cultural, desportiva ou científica.

 

Protocolos com:

Escola Básica Integrada de Montargil

Escola Superior de Educação de Portalegre

…e algumas associações

 

O Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil, tem vindo ao longo dos anos a promover um sem número de iniciativas que muito tem enriquecido a freguesia, o concelho e ate mesmo Portugal. Movimenta dezenas de elementos, nas mais diversas faixas etárias, procurando também envolver os pais, encarregados de educação e toda a comunidade.

 

Pretende-se uma Interligação de gerações, projetos sustentáveis na linha em que se situam as “Escolinhas” que não são necessariamente corpos autónomos, mas integrados em núcleos já organizados, como já acontece no Folclore e na Dança de Salão.

 

PARTE FINANCEIRA

 

É fundamental que os apoios das entidades oficiais se mantenham, pelo menos.

Não pretendendo privilégios, defende-se naturalmente um tratamento equitativo e proporcional aos núcleos e atividades a desenvolver.

 

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Numa linha de continuidade, respeitaremos todas as outras associações e Instituições, nomeadamente não marcando atividades quando outras já o estejam para a mesma data e desde que tenhamos conhecimento.

 

 

As dificuldades cada vez são maiores aos mais diversos níveis, financeiro e mesmo de pessoal/ falta de quadros. Existe cada vez mais uma “debandada” de pessoas para fora de Montargil e que só regressam ao fim de semana (e nem sempre).

E mais um Plano de Atividades que esperamos ser enriquecido ao longo do ano e que mais uma vez esperemos que continue a dignificar-nos e a encher-nos orgulho a todos porque tentaremos que seja a continuação do trabalho que vem sendo realizado, como se comprova através dos relatórios de atividades apresentados.

 

Na elaboração do mesmo, não podemos deixar de ter em conta a atual conjuntura socioeconómica nacional, sendo certo que vem já sendo feito um esforço, da parte do Grupo de Promoção, no sentido de reduzir os gastos anuais ao mínimo indispensável.

 

 

 

Os Nossos Grupos

Rancho Folclórico de Montargil, primeiro grupo que constitui o GPM, tem neste momento em funcionamento as Escolas de Folclore, o Rancho Infantil e o Rancho Adulto, num total de cerca de 80 elementos.

 

Como em anos anteriores, nenhum dos componentes do Rancho Folclórico de Montargil está a receber qualquer verba, pagando ainda do seu bolso as despesas de alimentação quando em trânsito. È também importante chamar a atenção para o facto de muitos dos mesmos se deslocarem de propósito a Montargil (despesas suportados pelos próprios) para que se possa assegurar os compromissos assumidos.

Quanto aos objetivos, continuam a ser os mesmos, ou seja, solidificar ainda mais a “representatividade” do grupo, e ao mesmo tempo manter as “escolas” em atividade e apresentar iniciativas que venham ainda mais valorizar a nossa Tradição (Usos e Costumes), apresentando quadros do quotidiano de então.

A primeira atuação foi em 16 de Abril de 1970.

Julgamos ser importante criar uma “escola” para aprendizagem do acordéon, e até temos pessoa qualificada para o mesmo, só que requer algum apoio monetário para o mesmo.

 

 

Os Grupo de Concertinas e  de Realejos, são dois grupos que essencialmente seguem a mesma linha do RFM, tendo o primeiro  sido formado em 1989 e o segundo em 1988. Estes grupos são compostos  (na sua totalidade) por 15 elementos.


 

Grupo Mensagem de Teatro,

A prática do Teatro em Montargil remonta dos anos 20/30 do século passado, mas como

estrutura do GPM a sua prática inicia-se em Janeiro de 1975, havendo pelo meio algumas interrupções.

O seu elenco é composto por mais de 20 elementos.

As datas previstas para ensaios públicos e ensaios normais podem vir a ser alteradas em função de novos espetáculos a agendar. Foi com enorme agrado que recebemos do Teatro da terra mais uma proposta de colaboração, que se revelou de grande importância na atividade deste grupo.

Neste momento estamos a analisar uma proposta de colaboração da associação Nova Cultura para produção e promoção de conteúdos multimédia relacionados com a nossa atividade. 

Para além da atividade normal do grupo, é intenção deste setor manter o programa “hoje há teatro” que consiste em levar o trabalho desenvolvido a locais onde normalmente o teatro não vai. Atividade esta, de grande importância, pois permite que pequenos aglomerados populacionais, que por vezes não possuem recinto próprio para o efeito, possam apreciar o trabalho que efetuamos.

Tem em cena a peça “Efeitos do Hipnotismo”e “A Burra de Apolinário”. Em Ensaios a peça “Um dia de Vida drama da autoria de  Costa Ferreira e para os iniciantes peça infanto-juvenil de Jaime Gralheiro - “Farruncha” e outras peças.

Este setor tem também a responsabilidade “Teatro do rancho”, com um projeto inovador na divulgação do folclore.

Uma das nossas aspirações continua a ser a realização de um pequeno encontro de teatro amador.

 

Grupo de Violas, “Lagartos & Companhia”, Com início em 2008, e com ensaios regulares todos os sábados de manhã, conta atualmente com 15/20 elementos.

Para além do ensino deste instrumento, em diferentes níveis de aprendizagem, conta também com bateria e vozes e prevê a possibilidade de incluir outros instrumentos.

 

Núcleo Amador de Danças de Salão, surgiu em 2010, tendo passado pelo mesmo várias dezenas de praticantes, no momento pertencem ao núcleo cerca de 20 elementos. Tem como finalidade o ensinamento básico da arte que é a dança, nas vertentes sociais e de salão.

Tem colaborado/participado com outros grupos em diversas atividades e está recetivo a novos projetos, como um que poderá envolver a dança tradicional e a moderna.

Pelo menos uma vez por semana realiza os seus ensaios com uma duração média de 2 horas e 30m.

 

“Outsiders ” , pretende ser um espaço onde os diversos géneros de dança se “misturem”, hip- hop, contemporânea, tradicional…

O Grupo partiu do zero e necessita de algum apoio a nível de material.

A professora vem de Lisboa . É um grupo que este ano se ira consolidar ou então será reformulado.

 

“CantarGil”, Grupo de Música Popular Portuguesa.

Em atividade desde 2009 e ensaios regulares aos sábados de tarde, conta atualmente com cerca de 20 elementos.

Privilegiando um repertório que abarque todo o território nacional, desde o Minho ao Algarve, da Madeira aos Açores, tentamos, à nossa maneira, preservar os valores da música popular e tradicional portuguesa. Nas suas vertentes vocal e instrumental este grupo é formado por músicos, na sua maioria, amadores de formação de natureza autodidata e alguns com formação académica. Produziu no ano passado cerca de uma dezena de espetáculos- meta a que nos propomos para o persente ano.

 

Um pouco da sua história:

Unificando na altura algumas atividades dispersas, o GRUPO DE PROMOÇÃO SÓCIO-CULTURAL DE MONTARGIL nasce a 1 de Janeiro de 1975 (O RFM seu primeiro grupo a integra-lo data de 16/04/1970), embora a sua legalização através de escritura notarial tenha sido apenas feita em 20 de Janeiro de 1984 (Diário da República nº 40— III Série, e de 16/2/984). É constituído por “grupos de trabalho” e, está aberto a “quaisquer pessoas de qualquer idade ou sexo, de bom comportamento físico e moral”, que na associação desempenhem de facto, uma atividade, nos campos “da Ação cultural, científica e desportiva”

É Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (23/03/87) e Medalha de Prata de Mérito Municipal (10/07/92).                      

Surge com o objetivo de congregar as diversas atividades culturais, desportivas, científicas e recreativas que o desejassem, assentando nos princípios do voluntariado, do trabalho gratuito, da total independência de credos políticos, religiosos e quaisquer outros. E o primeiro “grupo de trabalho” a integrar o mesmo (projeto) foi naturalmente o “Rancho Folclórico de Montargil” que tinha sido fundado em 16 de Abril de 1970.

Uns mais do que outros mas muitos já passaram pelo Grupo ajudando a fazer o que ele é hoje. Ao longo dos anos muitos outros sectores foram organizados (Realejos, Concertinas, Teatro, Desporto, Grupo de Violas, Danças de Salão, Musica Popular, etc.); muitas iniciativas foram levadas a efeito, sendo grande o seu contributo para que o nome de MONTARGIL fosse cada vez mais dignificado. A maioria dos serviços prestados foram gratuitos, como são aliás as funções que todos desempenhamos.

Ao longo dos anos tem sido importante não só a disponibilidade de todos os elementos, como o apoio dos seus familiares, das autarquias, comércio e outras entidades.

 Algumas  realizações:

FESTIGIL

 

FEIRAS DO LIVRO

 

MONTARGIL EM DEBATE,

 

FÓRUM MONTARGIL,

 

JORNADAS DE ARQUEOLOGIA,

 

JORNADAS DO AMBIENTE,

 

DESFILES DE CARNAVAL (agora apenas participando),

 

CORTEJOS DE ETNOGRAFIA E DO TRABALHO,

 

DIAS DE GASTRONOMIA,

 

MOSTRAS DE ARTESANATO,

 

JORNADAS DE TEATRO INFANTIL,

 

ENCONTROS DE MARIONETES/TEATRO DE FANTOCHE,

 

FESTA DAS ESCOLAS DE FOLCLORE,

 

FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE,

 

TURISFOLK,

 

ENCONTROS SOBRE CULTURA TRADICIONAL,

 

ENCONTROS DE CANTARRES DE “SAIAS”

 

ENCONTROS DE ESCOLAS DE MÚSICA

 

ENCONTRO DE BANDA DESENHADA,

 

FONTES DE RURALIDADE”— tempos lúdicos da ruralidade,

 

CICLOS DE CINEMA,

 

ROMARIA DO SENHOR DAS ALMAS,

 

JOGOS CULTURAIS,

 

“HOJE HÁ FESTA”,

 

JORNADAS DE ESTUDOS E HISTÓRIA LOCAL,

 

 FESTIVAL DE DANÇA,

 

CONCURSOS DE FOTOGRAFIA……

 

 

 

PLANO DE ATIVIDADES PARA 2015

 

 

Janeiro

Dia 3- Janeiras

 

fevereiro

Começar a trabalhar na “Aldeia  das Tradições”, com a formação de um grupo de trabalho, aberto ao público.

 

março

Dia 21 -XXIII Festa das Escolas de Folclore

Com a participação de grupos de :

Montargil

Raposa/Almeirim

Boavista/Portalegre

Carregado

 

 

abril

Aniversario do grupo (a confirmar)

 

maio

Dia 2 : Deslocação das Escolas  do RFM ao Carregado

Dia 23: Deslocação das Escolas a Portalegre (Boavista)

 

junho

Dia 6 :  Deslocação do Grupo Adulto ao Pego

Dia 27: Deslocação do Grupo Adulto a Casal de Revelhos

Festa do Grupo de Promoção ( a confirmar)

 

julho

Dia 4: Deslocação do RFM Adulto a S.Salvador de Grijó

Dia 18: FolcGil (Festival Adulto)

Participação de grupo representativos de:

Montargil

Pego

S.Salvador de Grijó

Casal de Revelhos

(Alguns a confirmar)

Nota: Se o festival se realizar “fora” das Festas avançaremos para outras iniciativas.

 

agosto

Dia 8 Agosto- Sopetran de Almoharim- Espanha

Data a marcar: Atividade no Parque de Campismo

 

setembro

Culturando (data a marcar)

Romaria Senhor das Almas(a confirmar)

 

outubro

   - Culturando (data a marcar)

 

novembro

    - Culturando (data a marcar)

- Organização em parceria com a associação de folcloristas

 

dezembro

  - Espetáculo/Concerto de Natal

 

Ensaios:

Quinta-feira – Grupo de realejos (20.30-21.30h.)- dias a confirmar

Sexta - Danças de Salão- 19.00h.- 23h.

Sábados –

Grupo de Violas - (9:30h - 12:30h)

Outsiders – (15:00h - 16:00h)

 Rancho Folclórico - (17:00h -19:00h)

Nota: O Grupo de Concertinas não tem dia certo para os ensaios

            CantarGil, normalmente aos Domingos pelas 18 horas ou aos sábados 18.30 h.

            Grupo Mensagem de Teatro-Todos os domingos em que não há espetáculo,

Durante a semana (sem dias específicos).

 

    A Calendarizar:
Livro/s - a confirmar apoios e a ultimar os procedimentos para a edição
Cadernos de Cultura Tradicional. (Chiado Editora)

Montargil” Gentes de antigamente” ( Está neste momento a ser revisto pelo Prº. Aurélio Lopes)

Continuar a filmar atividades.

Historia e Património, necessidade de um espaço (casa-museu) onde fosse possível juntar o variado espólio das vivências das gentes de Montargil, nomeadamente o que está à guarda no Museu dos Jerónimos e espalhado pelo país, e do material de etnografia que se está a deteriorar

Um espaço condigno para todos os seus grupos e iniciativas a realizar.

Começar a trabalhar na “Aldeia  das Tradições” e tentar implementar a iniciativa.

Culturando” levar até às populações, os nossos grupos, com pequenos espetáculos pelos espaços públicos (locais emblemáticos, escolas, instituições, cafés…)

 

 

Deslocações do Rancho Adulto e Escolas de Folclore - De referir que ainda não estão calendarizadas todas as deslocações, estando previstas ! deslocação a Espanha, França e Cabo Verde (Até por indicação da CMPS!), entre outras. A realização de mais um mercado à moda antiga ira depender dos apoios e interessados em participar.

Aquisição de trajes e outros apetrechos.

 

Grupo de Realejos - A calendarizar atuações, pela freguesia e outras mais que nos sejam solicitadas ao longo do ano.

Aquisição de trajes.

 

Grupo de Concertinas - É dos grupos que por norma mais atuações faz durante o ano, mas em que os convites são efetuados no decorrer do próprio ano.

Dependendo do apoio, organizar um ENCONTRO DE CONCERTINAS e da disponibilidade dos seus componentes.

 

Grupo de Música Popular “CantarGil” - Também este grupo não  tem de momento  atuações calendarizadas para 2015, sendo que elas ocorrerão conforme as solicitações que nos sejam efetuadas, sendo intenção uma valorização deste grupo quer na sua vertente musical quer artística.

Aquisição de polos e material técnico.

 

Grupo Mensagem de Teatro

Diversos espetáculos e ensaios e aquisição de algum material.

 

Grupo de Violas “Lagartos e Companhia” – Este Grupo continuará a sua formação e o seu enriquecimento musical, para isso muito contribuindo as aulas e a formação musical que é dada no Grupo de Promoção. Como é habitual ao longo do ano conforme os convites vão surgindo os mesmos serão calendarizados.

A FESTA DAS CANTIGAS tentaremos que seja  uma realidade em 2015, estamos neste momento a estudar os moldes em que a mesma se realizará, e logicamente dependerá também de alguns apoios necessários, tais como meios técnicos, logísticos e alimentação.

Aquisição de Polos e outro material para o grupo (quadro, Palhetas, cordas….)

 

Grupo Amador de “Danças de Salão” – Este grupo resulta do trabalho que é efetuada nas aulas de dança que também ocorrem no seio do grupo e abertas a toda a população. Durante o ano de 2015 pretende-se continuar a sua evolução e também este grupo ainda não tem atividades calendarizadas, sendo que o serão conforme as solicitações/confirmações endereçadas ao mesmo.

Aquisição de algum material de apoio a nível técnico e apoio para a possível realização do MONTARGIL A DANÇAR”, iniciativa de Quizomba, Zumba…….

 

“Outsiders ”

Aquisição de material (equipamento) e diversos espetáculos a calendarizar.

 

Montargil Ativa(Desporto para Todos – Projeto do IDPJ) – È intensão do Grupo de Promoção promover durante o Ano de 2015 (nomeadamente dos meses de verão) caminhadas, com o intuito de sensibilizar as pessoas para a prática da atividade física regular.

 

Parcerias- O grupo tem privilegiado as atuações em Montargil ou no concelho, mas dependendo do apoio poderá começar a estabelecer diversos protocolos/parcerias, acedendo assim às diversas solicitações que vem tendo ao longo dos anos.

 

 

Projeto de Ajuda Social  - CLAS

 

A ajuda social é um dever de cada um de nós como cidadãos, sendo que no tempo presente, emerge uma necessidade cada vez mais pertinente de essa ajuda social ser intensificada, quer porque as necessidades aumentam, quer porque o número de pessoas com essas necessidades é cada vez mais.

 

Perante esta realidade entende o Grupo de Promoção que é seu dever intensificar o seu trabalho em prol de quem precisa, se já o fazia em várias áreas, tais ocupação de jovens e adultos em ações culturais, animação de jovens e idosos na ocupação dos seus tempos livres…irá continuar em 2015, ações na Ajuda Social.

 

È pois intenção do Grupo de Promoção continuar a colaborar com o CLAS.

 

 

ENTRETANTO:

É importante criar condições para que algumas efemérides dedicadas ao Turismo, Museus, moinhos e outros que têm a ver connosco, aqui sejam comemoradas.

Outras possíveis iniciativas como Cantigas a Despique (alto Salto) e  Baile ( na Soalheira)

 

 

Em princípio os Jogos Literários passaram a ser realizados de dois em dois anos, prevendo-se por isso um possível Encontro de Poetas Populares.

 

 

 

 

Contactos

Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil Rua Luís de Camões
Apartado 2
Montargil
916603660 e 913477271 gpmontargil@gmail.com ranchodemontargil@gmail.com