Música

 

A Música em Montargil

 

     A NOSSA BANDA DE MÚSICA, FOI fundada em Junho de 1881 e tem  passando por “altos” e baixos”, pelo seu reinício em Janeiro de 1989. Certo que aconteceram pelo menos duas paragens — Guerra 14/18 e saída para Almeirim do maestro Alves do  Carmo — mas nem todo esse tempo constituiu um vazio musical, pois assim como noutros tempos as “TUNAS” foram uma realidade, também no período pós Alves do Carmo(1975—1989) o GRUPO DE PROMOÇÃO realizou a acção possível, que manda a verdade se diga ter sido meritória e não pode ser ignorada.

 

 

     Face à impossibilidade de reconstituir a BANDA (que era no entanto o grande objectivo, em 1978 começou a funcionar a “ESCOLA DE INICIAÇÃO MUSICAL”, através de um conjunto instrumental (dirigido pelo professor Jorge Manjerona) e que em 1980  era constituído por 22 elementos: 1 órgão, 2 acordeons, 1 tímbalo, 1 xilofone e 17 flautas de bisel, todos tocando por música. Entretanto, e para além da sua participação em diversos “Encontros Regionais de Música”, refira-se o seu enorme sucesso na “FIL” em Lisboa, no âmbito da “JUVENTUS” e num dos auditórios totalmente cheios.

 

     Entretanto e por diversos motivos, este “Grupo” não tem continuidade, mas em 1981 é criada uma “ESCOLA ORFF” (que eu próprio dirigi) e que integra crianças dos 6 aos 12 anos, num total de 20 instrumentistas: 11 flautas de bisel, 1 melódica, 1 tímbalo, 4 xilofones, 1 metalofone, 1 caixa chinesa e 1 pandeireta. E são estas mesmas crianças que conjuntamente com outras 10 vêm a constituir o “GRUPO CORAL INFANTIL”—instrumentalmente apoiado por 12 executantes da Escola que funcionava em 1980—que continuo a orientar mas agora em colaboração com o Tó Mendes.

 

     Fizeram-se actuações em vários pontos do  distrito, mas na nossa memória estão os (enormes)sucessos alcançados no Gavião e em Elvas. Em Gavião, por exemplo, o público já se retirava pois que uma avaria no autocarro nos fazia chegar tarde, mas de imediato regressou aos lugares logo que o Grupo se começou a ouvir, o que então a RAL(Rádio Antena Livre de Abrantes), considerou um enorme sucesso . Lembra-nos ainda o convívio final, depois do jantar, uma verdadeira festa, estando ainda em início de carreira um jovem que hoje tem um enorme trabalho desenvolvido, Paulo Pires. E em Elvas, outro grande sucesso…

 

     De referir, entretanto, que foi em Montargil e por iniciativa do Grupo de Promoção que se iniciaram os “Encontros Regionais de Música” cuja história será bom um dia relembrar também. E que esta “ESCOLA” só  cessou para que em Janeiro de 1989 se iniciasse a reconstituição da tão desejada BANDA.

 

Lino Mendes

Este setor está dividido em dois núcleos:

  
 

 

Pode seguir-nos em:

        

Contactos

Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil Rua Luís de Camões
Apartado 2
Montargil
916603660 e 913477271 gpmontargil@gmail.com ranchodemontargil@gmail.com